Norma da Prática da Terapia Complementar Reiki - NPTCR-01

Com a apresentação da proposta da Terapia Complementar Reiki inserida no Serviço Nacional de Saúde, dia 29 de Abril de 2011, a Associação Portuguesa de Reiki firmou a necessidade de além da existência de um código deontológico para terapeutas, deve também coexistir e ser aplicada uma Norma da Prática da Terapia Complementar Reiki, à qual foi dada a designação NPTCR-01.


Apesar deste primeiro passo ter sido dado pela Associação Portuguesa de Reiki, esta norma não deve ficar colada a uma Associação pois a sua importância é abrangente a qualquer profissional terapeuta complementar de Reiki. Nessa perspectiva, a imagem criada é isenta do logotipo da Associação Portuguesa de Reiki e pode ser usada por qualquer profissional que adopte esta Norma, não estando obrigado a ser associado.

Visão Geral


A prática terapêutica de Reiki é um método tratamento, desenvolvido por Mikao Usui no Japão, no início do século 20. Reiki é uma energia de cura natural que funciona em todos os níveis, não apenas o físico, e é entendido como auxiliador da capacidade auto regenerativa do organismo, redutor da dor, indutor de bem-estar e acelerador da cicatrização, entre outros benefícios já identificados.

Reiki é uma técnica não-invasiva e é usado holisticamente para restaurar o equilíbrio de toda a dimensão da pessoa – físico, mental e emocional.

Os praticantes desta terapia terão de assegurar que a prática reflete o código deontológico, a informação técnica actualizada e políticas de segurança para o utente e praticante.

A Norma NPTCR-01 é composta por dois critérios, o Critérios de Conhecimento e Comportamento (competências cognitivas e afectivas), constituidos por 28 pontos e o Critérios de Desempenho (competências psicomotoras), constituidos por 10 pontos.

Com a NPTCR-01 pretende-se auxiliar os terapêutas de Reiki a aplicarem ou procurarem competências em todos os critérios identificados para a sua prática profissional.

 
Vantagens para o Terapeuta


•A norma é auxiliadora da auto-regulamentação;

•Motivadora de boas prática profissionais;

•Guia indicador de competências a adquir nos campos cognitivos, afectivos e psicomotores;

•Auxiliar de uma boa imagem sobre os terapeutas profissionais de Reiki;

•É um instrumento necessário para a credibilização da prática de Reiki, num âmbito profissional, na perspectiva da sociedade e dos profissionais de saúde.
 
Vantagens para o utente


•Dados indicadores das competências do terapeuta, as quais poderá validar ou questionar;

•Esclarecimento sucinto quanto á prática à qual o terapeuta se compromete;

•Percepção geral do âmbito da terapêutica complementar Reiki.
 
 
Próximos passos


Até ao mês de Junho a NPTCR-01 está aberta a todos os praticantes de Reiki para discussão e reavaliação, tendo como base esta versão 1 de 29 de Abril de 2011.

Tendo em conta os comentários relevantes serão realizadas alterações para uma próxima versão, podendo esta, no final de Junho, ser já usada pelos terapeutas de Reiki, incluindo o logotipo da NPTCR-01, nos seus materiais promocionais e nas divulgações.

Ler a Norma NPTCR-01...

(retirado do site http://montekurama.org/ )